quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ARTRITE REUMATÓIDE

A artrite reumatóide é uma doença reumática (ataca as articulações), caracterizando-se por dor e inflamação intensa. Ela está relacionada com a reação de hipersensibilidade do tipo 3, ou seja, depósito de imunocomplexo em tecidos alvos, no caso aqui as articulações.

Neste tipo de patologia são formados anticorpos anormais que tem a capacidade de se ligar com outros anticorpos (imunoglobulinas de classe IgG) que estão presentes em em nosso organismo que em certas condições ambientais depositam-se nas articulações da pessoa que apresenta este mecanismo não fisiológico.

Este anticorpo anormal se chama fator reumatóide, que na verdade é um autoanticorpo, ou seja, imunoglobulina que agride substâncias ou estruturas próprias do nosso corpo. As pessoas que têm o distúrbio instalado têm a quantidade de fator reumatóide alto.

Clinicamente se inicia por uma dor bilateral nas grandes articulações, há uma rigidez matutina também bilateral nestas partes do corpo lesionadas. Podem surgir também mal estar geral, febre não muito alta e cansaço. O indivíduo acometido pode ter períodos de agudização alternando com períodos brandos, ou até mesmo inexistentes.

O diagnóstico se dá por meio de exame clínico e laboratorial. A medicação se baseia com a utilização de antiinflamatórios, que diminui a inflamação, assim aumenta a qualidade de vida do paciente e combate o ciclo de dor.

Obs, imunoglobulina = anticorpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário