quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MICRORGANISMOS QUE CURAM

Quem nunca tomou algum medicamento fitoterápico para aliviar algum mal estar ou dor? estes compostos farmacêuticos feitos a base de plantas medicinais contém princípios ativos ou substâncias capazes de prevenir ou até mesmo em alguns casos a curar algumas enfermidades.

A sua ação farmacológica se deve a estruturas químicas (princípios ativos) que quando administradas em algum indivíduo afetado por alguma patologia causam tais benefícios e cura.

Por muito tempo se imaginava que os efeitos medicinais destes medicamentos se davam apenas por mecanismos fisiológicos e bioquímicos destes vegetais utilizados para a sua confecção.

Hoje se sabe que não é bem assim, existem microrganismos, mais precisamente bactérias e fungos, que vivem no interior de várias plantas em uma associação simbiótica (relação vantajosa mútua) chamados de endófitos (ou microrganismos endofíticos).

Acredita-se que grande parte destas substâncias utilizadas na medicina são produzidas por estes organismos que vivem no interior de folhas, caules e raízes dos diversos vegetais medicinais até no momento relatados.

O potencial destas bactérias e fungos têm-se mostrado muito importante principalmente para a área farmacêutica e biotecnológica, pois foi percebido que através de tecnologia e metodologia apropriada é possível isolar e extrair compostos químicos com algum tipo de propriedade curativa através destes microrganismos.

Os exemplos mais típicos são endófitos produtores de substâncias antibacterianas, ou seja, há inibição de algum agente causador (origem bacteriana) de infecção ou inflamação por meio de alguns produtos metabólitos produzidos por estes endófitos. Há relatos também de microrganismos endofíticos que produzem compostos químicos contra câncer e micose (infecção por fungo).

Quando falamos em bactérias, por exemplo, sempre vêm idéias negativas a respeito, principalmente para a população que não tem contato com o assunto. Mas com o tempo e o avanço da ciência podemos fazer cair por terra alguns conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário