quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ELEMENTOS FIGURADOS

O sangue é formado didaticamente por duas partes, a parte sólida e a fluída. Esta parte líquida (fluída) é o que chamamos de plasma sanguíneo que contém basicamente 90% de água e 10% de substâncias importantíssimas para a manutenção dos mecanismos fisiológicos do organismo como enzimas, proteínas, vitaminas, carboidratos, hormônios, etc. Já a parte sólida é formada pelos o que chamamos de elementos figurados que constituem as células brancos (leucócitos), células vermelhas (eritrócitos) e as plaquetas.

Estes elementos figurados são originados a partir de células conhecidas como células tronco (ou totipotentes) na medulas óssea por um processo conhecido como hematopoiese. A hematopoiese nada mais é do que uma seqüência de modificações dinâmicas de proliferação, diferenciação e maturação funcional fisiológica destas células sanguíneas.

A série branca (leucócitos) é formada por linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Estas células contém uma função primordial para a sobrevivência de qualquer espécie de mamífero que é a defesa do organismo. Os basófilos, por exemplo, ajudam a mediar reações inflamatórias que é um mecanismo muito importante no combate a algum agente biológico ou físico de lesão tecidual (o problema que inflamação crônica ou de intensidade grande pode matar e até mesmo gerar alimento para alguma bactéria, é por isso que tomamos antiinflamatórios). Os neutrófilos têm o poder de fagocitar e destruir microrganismos. Os eosinófilos nos defendem contra parasitas e podem modular respostas alérgicas. Os linfócitos têm a capacidade de gerar anticorpos (proteínas que atacam invasores, como vírus e bactérias) e também células capacitadas em “matar” organismos patogênicos. Os monócitos que estão no sangue passam para o tecido e se transformam em macrófagos, que tem uma função muito complexa, são as principais células que apresentam o organismo as defesas do corpo principalmente para os linfócitos.

A série vermelha que são as hemácias (eritrócitos) têm o papel principal de transportar o oxigênio dos pulmões para os tecidos, assim gerando energia e água nos células (respiração celular) e auxiliar no transporte de dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões (retirando “lixo” do corpo).

As plaquetas ou trombócitos são intimamente relacionadas à coagulação do sangue, ela funciona como um “tampão” no processo de controle da hemostasia, que é um processo que mantém o sangue fluído no interior do vaso sem coagular (coagulação) e sem extravasar (saída do sangue para fora do vaso), evitando assim tromboses e hemorragias.

Qualquer alteração genética neste metabolismo sanguíneo ou ambientes não favoráveis a pessoas já predispostas a desencadear alguma doença relacionada a estes elementos figurados devem ficar atentas, pois as doenças são muito graves e podem levar até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário