quarta-feira, 9 de setembro de 2009

FEBRE REUMÁTICA

A febre reumática (FR) é uma doença articular (doença que afeta as articulações) com complicações tardias de origem auto-imune (nossos próprios anticorpos agridem nossos tecidos) e muito grave em alguns casos. Umas das principais causas é quando quadros de faringoamigdalite (inflamação na garganta) são muito freqüentes, ai então podemos desenvolver a doença.

Existe uma bactéria chamada streptococcus pyogenes que produz uma substância, mais especificamente uma proteína denominada de estreptolisina O, esta enzima é grande e complexa e além de tudo estranha, então há a formação de anticorpos (substâncias responsáveis pela proteção do organismo) chamados anti-estreptolisina O.

Estes anticorpos formados podem agredir além das articulações, estruturas glomerulares (estruturas dos rins) causando insuficiência renal. E o mais grave pode atingir estruturas do coração, é isso que torna a febre reumática uma doença grave, este acometimento cardíaco leva em alguns casos a complicações irreversíveis nas válvulas cardíacas e miocárdio.

Há uma relação de predisposição genética do paciente, do microrganismo (streptococcus pyogenes) em um ambiente favorável ou não para o desenvolvimento da doença, o que podemos concluir que existem variações entre os indivíduos acometidos com a patologia em questão, que reflete também em uma grande variação nas reações auto-imunes acima descritas.

Em geral, a FR ataca crianças entre 5 a 15 anos, mas pode também estar presente em adultos. As condições de higiene também são um forte aliado para o desencadeamento da doença. Suas manifestações clínicas ocorrem de 7 a 14 dias após a infecção com dores articulares (em geral punhos, tornozelos e joelhos) alternados entre si, inflamação e febre.

Se neste inverno você ou algum familiar (principalmente as crianças) adquirir alguma infecção de garganta. O ideal é procurar um médico capacitado para o tratamento desta inflamação, pois o melhor ainda é prevenir do que remediar mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário